SINDICATO  DOS  GUARDAS  CIVIS  METROPOLITANOS  DE  SÃO  PAULO
Seja bem vindo(a) - Hoje é segunda-feira, 24 de julho de 2017
Últimas Notícias
Governo - 28/04/2017 00:00:00

REUNIÕES DO SINDGUARDAS-SP COM O GOVERNO MUNICIPAL


Na quinta-feira (27/04), a Diretoria do Sindguardas-SP teve duas importantes reuniões com a equipe de governo do Prefeito Dória. A Primeira foi com o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Cel. José Roberto e Chefe de Gabinete da SMSU Cel. Carlos Eduardo Righi e a segunda foi com o Secretário Municipal de Fazenda Caio Megale e Secretário Municipal de Gestão Paulo Uebel, na reunião que retomou as mesas de negociação do SINP.



REUNIÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA

Na reunião, o Secretário José Roberto apresentou o Cel. Fernando Cesar Lorencini, o qual será o novo Chefe de Gabinete da SMSU e em seguida avançamos para os tópicos da Pauta de Reivindicações de 2017 que são de responsabilidade ou passam pelo crivo da SMSU:

CONTRATAÇÃO

Questionado ao Secretário sobre o andamento da convocação de novos GCM's, a resposta que tivemos foi de que todo o trâmite burocrático para a publicação da autorização de contratação já foi superado e está na mesa do Prefeito Dória, para assinar e publicar. Nesta primeira autorização, serão convocados 200 aprovados no concurso de 2013. Esta autorização, segundo o Secretário, pode ser publicada esta semana ou na próxima semana (primeira semana de Maio/17).

Após esta convocação, porém, não há nenhuma previsão de outra convocação. A Diretoria do Sindguardas-SP externou a preocupação de que se finde o prazo legal em Março de 2018 e a Prefeitura não tenha convocado todos os candidatos aprovados dentro do limite de vagas, o que geraria centenas de processos judiciais. Quanto à isto, o Secretário afirma que a Prefeitura zelará pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e que contratará até o limite da verba disponível. Em outras palavras: SE NÃO HOUVER VERBA, NÃO HAVERÁ CONTRATAÇÃO! Significa dizer que os candidatos que estão nesta convocação têm uma certa segurança, quanto aos demais, não há nenhuma segurança de que serão convocados.

SEGURO DE VIDA

O Secretário afirmou que o PL que institui o Seguro de Vida pago com recursos da própria Prefeitura já foi encaminhado à Secretaria de Gestão e pode ser enviado à Câmara Municipal a qualquer momento. 

Questionamos qual será o procedimento se houver um sinistro envolvendo GCM até a aprovação da Lei, pois, nos parece que a família do GCM está à própria sorte, onde o Secretário disse que não seria irresponsável de brincar com a vida dos trabalhadores e nos garantiu que A INDENIZAÇÃO SERÁ PAGA MESMO QUE A LEI AINDA NÃO TENHA SIDO APROVADA.

Por fim, questionamos sobre o pagamento de indenização por invalidez, se haveria conflito com a indenização prevista na Lei 8989/79 (auxílio-acidentário) e o Secretário informou que tomará estas informações na Gestão e responderá na próxima reunião de mesa.

PRÊMIO DE DESEMPENHO

O Secretário afirmou que há previsão orçamentária para pagamento do Prêmio de Desempenho de 2017 no valor máximo previsto, porém, ainda não tem uma posição se haverá antecipação de parcela no meio do ano. Informa que também trará resposta sobre a antecipação na próxima reunião de mesa. A Diretoria do Sindguardas-SP externa a preocupação de que o Decreto instituindo o valor e a antecipação seja feita o quanto antes. O ideal seria que este Decreto fosse promulgado na ocasião da publicação do Plano de Metas.

DOAÇÃO DE PISTOLAS

Quanto à questão da doação de pistolas pela Glock, o Secretário respondeu que tratou do assunto diretamente com o Presidente da Glock da América Latina e que os trâmites estão em andamento, inclusive, não haverão obstáculos por parte do Comando do Exército para a liberação do armamento e que todas as 800 pistolas serão destinadas para as unidades especializadas (IOPE, CANIL, AMBIENTAL).

MANDADO DE INJUNÇÃO

A Diretoria do Sindguardas-SP solicitou ao Secretário que faça intervenção junto ao Secretário de Gestão para agilizar o procedimento administrativo para a concessão de aposentadoria para os trabalhadores que a requereram pelo Mandado de Injunção impetrado e ganho pelo Sindguardas-SP. O Secretário respondeu que fará esta conversa com o Paulo Uebel para ver o que pode ser feito para abreviar o tempo de resposta aos pedidos.

POLICIAMENTO COM DRONES

O Secretário informou que a GCM terá um destacamento de Policiamento com Drones e, para tanto, convidou um especialista da Polícia Militar para instruir e organizar o policiamento, observando todas as normativas sobre o assunto, inclusive as que se referem à Plano de Voo e demais cuidados no espaço aéreo.


REUNIÃO COM AS SECRETARIAS DE FAZENDA E DE GESTÃO


Após o encerramento da reunião com o Secretário de Segurança Urbana, a Diretoria do Sindguardas-SP se reuniu na Mesa Central de Negociação do SINP, onde estiveram presentes as representações sindicais consignatárias do SINP e os Secretários de Gestão Paulo Uebel e da Fazenda Caio Megale.

Esta foi a primeira reunião, que culminou na retomada das Mesas de Negociação do Sistema de Negociação Permanente, ou seja, a Mesa Central, que envolve todos os sindicatos e o governo e a Mesa Setorial, que envolve as Secretarias de Segurança Urbana e Gestão e o Sindguardas-SP. O governo fez uma apresentação sobre as finanças da Prefeitura de São Paulo, indicando os problemas financeiros do Iprem e das Secretarias em geral.

As pautas para o governo nesta primeira reunião foram: reajuste salarial geral (sair do 0,01%), a mudança da lei salarial (Lei 13303/02), aumento do valor do Vale-Alimentação e auxílio-refeição, discussão da previdência complementar (PL do Sampaprev que está na Câmara Municipal de São Paulo) e o combate à violência contra os servidores municipais (neste assunto, a GCM é peça fundamental).

Na próxima reunião de mesa, a pauta será exclusivamente para discussão do índice de reajuste geral para os servidores e do aumento do Vale-Alimentação e auxíio-refeição.

IMAGENS: GUTY/SMSU E SINDGUARDAS-SP

 
SINDGUARDAS-SP TRABALHANDO PARA VOCÊ!






 


Fonte: SINDGUARDAS-SP
Comentários
  • 11/05/2017
    felipe
    este governo tem palavra, convocou os 200 como prometido ao contrario do outro governo que prometeu varias vezes convocar no ano passado e não convocou.
  • 10/05/2017
    rodrigo
    saiu no diário oficial autorização para nomeação de 200 aprovados do concurso de 2013
    • comentado em 13/05/2017 | por Fernando

      Boa tarde Rodrigo, isso é uma afirmação , se for qual a data ?

  • 06/05/2017
    Luis
    Estou vendo que vão enrolar de novo para chamar o pessoal do concurso, já prometeram ao Adv. Marcos Manteiga, já prometeram aos concursados e ao Sindguardas e nada de chamar.
    Espero que vocês os pressionem, para que cumpram com o prometido e ao menos chamem estes 200 por agora.
  • 06/05/2017
    Felipe
    cadê os 200 convocados pra essa semana???se nem 200 é convocado imagina o restante dos 1300???
  • 30/04/2017
    João Eves
    Pela conversinha evasiva do "coronel que veste azul", dá para perceber que muito possivelmente o valor de 2 mil reais do "prêmio de desempenho" que é POUCO, não será pago integralmente a exemplo do ano de 2016, para que pagar se somos cordeiros mesmo, né? Os chefes estão adorando essa gestão demagoga, aliás, colegas do sindicato, tem chefe, colocando as manguinhas de fora e praticando assédio moral novamente. Por favor, fiquem de olho e incentivem mais ainda as denúncias desses abusos. Basta!
  • 28/04/2017
    Paulo Cesar D. Nascimento
    Quanto a publicação do concurso, 200 não vai aliviar em nada, está cada dia mais difícil de trabalhar sem efetivo. Quanto ao vale alimentação é inaceitável somente uma parte dos servidores receberem esse benefício. Quanto ao reajuste de salário, para nós GCMs é o momento de se reajustar o RETP, caso contrário, não teremos reajuste!

Contador de Visitas

1652563
Visitantes online
Pesquise no site