SINDICATO DOS GUARDAS CIVIS METROPOLITANOS DE SÃO PAULO

Notícias

publicado em 28/04/2018
REORGANIZAÇÃO DA SMSU - ENTENDA A NOVA DIVISÃO

Na edição do dia 18 de Abril de 2018 do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o governo fez publicar o Decreto 58.199/2018, que trata da reorganização da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Essa reorganização atinge também os órgãos e unidades subordinadas à SMSU. Todas os Comandos Operacionais e todas as Inspetorias foram extintas  e quase todas foram recriadas, mas com nomenclatura diferente. Agora os Comandos Operacionais serão identificados com a sigla COP e o número do Comando Operacional e as Inspetorias serão identificadas com a sigla ID e o número da unidade.

O Sindguardas-SP está terminando o organograma da nova estrutura hierárquica da SMSU e daremos publicidade em breve.

O que de fato muda nessa reorganização e que gera impacto na vida dos Policiais da Guarda Civil Metropolitana são as criações e extinções de unidades. Algumas unidades foram criadas e outras foram suprimidas, o que também gerou alteração no Decreto que regulamenta a Gratificação pelo Exercício de Função em Regiões Estratégicas para a Segurança Urbana.

Na reorganização, oito unidades foram incluídas para receber a Gratificação pelo Exercício de Função em Regiões Estratégicas para a Segurança Urbana (Santana, Lapa, Maria-Guilherme, Inspetoria do Canil, Inspetoria da Sede da Prefeitura, CETEL, a Divisão de Ronda Disciplinar Operacional - RDO e a Inspetoria de Ações Integradas). Essa inclusão é uma antiga reivindicação do Sindguardas-SP, que também reivindica a inclusão de todas as outras unidades que não recebem a Gratificação de Difícil Acesso.

Contudo, o Decreto 58.199/18 extingue unidades importantes, não só para a operacionalidade da Guarda Civil Metropolitana, como também para a história da corporação, como acontece com a extinção da Inspetoria Regional de São Miguel Paulista, a primeira unidade da zona leste e uma das primeiras Inspetorias da Guarda Civil Metropolitana.

E fica a pergunta: Com a extinção da IR-MOOCA, qual unidade fará policiamento na região do Brás?

As outras unidades que foram extintas pelo Decreto 58.199/18 foram: Inspetoria Regional de São Miguel Paulista, Inspetoria Regional da Avenida Paulista, Inspetoria Regional de Perus, Inspetoria Regional de Pinheiros, IDAM Cantareira, IDAM Represas e IDAM Tietê. Foram criadas as seguintes unidades: IDAM Ibirapuera, Inspetoria de Ações Integradas e Inspetoria do Canil (desvinculada da Inspetoria Maria-Guilherme).

Uma outra alteração de estrutura se deu a respeito do Centro de Formação em Segurança Urbana, que passa a se chamar Academia de Formação em Segurança Urbana e sai da estrutura da SMSU e fica subordinado ao Subcomando da Guarda Civil Metropolitana

Ademais, o Decreto traz atribuições da SMSU e dos órgãos subordinados, a extinção e criação de cargos de livre provimento e de funções gratificadas, além de alterar ou revogar as normas anteriores que tratavam destes assuntos.

Clique no link a seguir para ler o Decreto 58.199/18: http://www.sindguardas-sp.org.br/Store/Arquivos/decreto-58.199-18-(1).pdf

 

SINDGUARDAS-SP, HÁ 25 ANOS TRABALHANDO PARA VOCÊ!

Onde Estamos
Rua Xavier de Toledo - 84 - 2º Andar - São Paulo | Telefones: 11 3231 - 0330 / 3231.4902 | Próximo ao metro Anhangabaú

Logo Infosind